inscreva-se
Grátis
  • 60 dias de inscrição
  • 1 horas
  • 2 video-aulas
  • fórum virtual
  • certificado

Hospital Infantil Sabará - Inovações na assistência a crianças e adolescentes

inscreva-se
Grátis

DESCRIÇÃO COMPLETA

A formação de um instituto de pesquisa como ação filantrópica

Fundação José Luiz Egydio Setúbal  (FJES) que tem como objetivo fazer a assistência à saúde infantil através do Hospital Infantil Sabará e também é dedicada à pesquisa clínica; ensino e educação em saúde infantil, voluntariado e projetos sociais através do Instituto Pensi.

Nesta atuação, pretende ser um agente de transformação social em saúde infantil. A Fundação José Luiz Egydio Setúbal foi criada a partir da ideia de que o Hospital Infantil Sabará, com 50 anos de existência e referência em pediatria na cidade de São Paulo fosse o gerador de caixa para que a Fundação realizasse pesquisas, ensino e projetos sociais dentro da dimensão: Saúde Infantil.

O Hospital foi comprado e doado para ser parte da doação na instituição da Fundação, que ocorreum no final de 2010. Foi construído um hospital infanto-juvenil, com 110 leitos e para ser a referência em pediatria na medicina suplementar na cidade de São Paulo.

O resultado financeiro deste hospital seria usado inicialmente para pagar as dívidas de R$100 milhões e depois para alimentar um Fundo Patrimonial que será responsável para garantir a perenidade da Fundação e de fomentar as pesquisas, a educação e os projetos sociais, sempre na Saúde Infantil.

José Luiz Egydio Setúbal - Presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal


A importância de um hospital exclusivamente pediátrico no contexto da saúde infantil

Fundação José Luiz Egydio Setúbal  (FJES) é referência nacional em qualidade e segurança assistencial na área pediátrica e também em processos de gestão, tendo recebido visitas de outras instituições públicas e privadas interessadas em compartilhar modelos assistenciais ou de gestão, destacando-se inovações em arquitetura hospitalar, sistema de triagem no pronto-socorro, processos assistenciais na Unidade de Terapia Intensiva, arquitetura de operação, sistemas de controle dos ciclos de faturamento, sistemas de controle orçamentário e outros.

Preocupados com a crise enfrentada pela pediatria brasileira, com redução de leitos dedicados às crianças, falta de pessoal técnico especializado e carência de médicos adequadamente treinados, decidimos criar diversos centros de excelência em especialidades pediátricas. Inaugurados em outubro de 2014, reúnem equipes multiprofissionais integradas e especialmente dedicadas ao acompanhamento de crianças com doenças complexas.

A criação dos Centros está amparada pela missão de nossa Fundação de ampliar o impacto social de atuação dos hospitais exclusivamente pediátricos, contribuindo com a melhoria da qualidade assistencial e com o desenvolvimento de ações baseadas em sólidas evidências científicas, além de influenciar o estabelecimento de padrões de excelência na atenção à saúde da criança no Brasil.

Wagner Cordeiro Marujo - Superintendente do Hospital Infantil Sabará

 
- leia mais -

resumo do curso

  • 60 dias de inscrição
  • 1 horas
  • 2 video-aulas
  • fórum virtual
  • certificado
Aulas
A formação de um instituto de pesquisa como ação filantrópica.
Clock22 min.
A importância de um hospital exclusivamente pediátrico no contexto da saúde infantil.
Clock39 min.
outros cursos de:Escola para Pais